Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sobre Fonoaudiologia


A Profissão de Fonoaudiólogo



É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para exercer a profissão é preciso registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.


A Fonoaudiologia estuda basicamente a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre as elas. Cabe ao Fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, surdez, dicção incorreta, ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo além de atuar no ataque aos problemas de fala, também atua na prevenção orientando e disseminando boas práticas.

Uma outra atribuição do fonoaudiólogo é também ajudar na reabilitação de pacientes que tenham tido sequelas na voz devido a alguma doença, tal como câncer ou então algum acidente. Além de ajudar, juntamente com os psicólogos a crianças com retardo de fala devido a problemas psicológicos ou traumas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário